3.2. Equipamentos e espaços verdes

Ao dispor de equipamentos sociais e culturais perto de sua casa, permite a sua utilização mais frequente, deslocar-se com pouco esforço, e ao final do dia ir a um concerto, ou a um treino de futebol, e encontrar vizinhos. Permite também que os mais jovens, ou outras pessoas com mobilidade reduzida, tenham uma maior independência e integração social.


3.2.1. Escolas e postos de trabalho

A proximidade entre a residência e o trabalho, a escola e/ou a creche é uma factor essencial para melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, na medida em que proporciona um conjunto de benefícios que decorrem da diminuição dos tempos de deslocação.

A diminuição dos tempos de deslocação permite aumentar os tempos de descanso, lazer ou estudo, no caso das crianças. Caso a distância o permita, a deslocação pode ser feita a pé ou de bicicleta, proporcionando-lhe alguns ganhos extra, como seja o exercício físico, a poupança de recursos financeiros (em estacionamento, gasolina e desgaste do veículo) e o convívio que, por exemplo, o regresso da escola em grupo pode proporcionar às crianças.

Esta possibilidade pode aumentar o seu convívio familiar se todos ou alguns membros vierem almoçar a casa. Pode deixar as refeições preparadas ou almoçar com as crianças. As refeições caseiras são em geral mais saudáveis e bastante mais económicas do que as refeições fora de casa.

A maior proximidade entre o local de trabalho e a área de residência dá possibilidade de um maior apoio à família. Em situações de apoio escolar, em caso de doença, em caso de apoio a familiar idoso ou simplesmente o facto de possibilitar mais tempo de convívio que estaria perdido em deslocações.

Com as actividades concentradas na mesma área criam-se maiores laços com a envolvente e com as pessoas que a utilizam, aumentado desta forma a sensação de pertença ao local onde se vive, assim como a motivação para uma postura participativa na criação de dinâmicas destinadas a melhorar toda a comunidade. As crianças têm mais facilidade de convívio com os amigos/colegas da escola e podem integrar grupos de actividades ligadas ao bairro.


3.2.2. Lazer

Outra questão importante a ter em conta ao escolher uma casa é a sua proximidade a locais de lazer, como parques naturais, jardins, parques infantis, equipamentos culturais, sociais e desportivos.

Aliar a proximidade da residência a locais de lazer e ao local de trabalho ou estudo, aumenta a possibilidade de descanso ao final do dia, traduzindo-se numa qualidade de vida muito superior.


3.2.3. Espaços verdes

Os espaços verdes têm na cidade um papel fundamental, não só pelas suas funções culturais, didácticas, sociais e de lazer, como também pela função que desempenham ao nível da rede ecológica urbana.

Os espaços verdes permitem ainda aumentar o nível de conforto urbano e climático, porque criam espaços abertos que facilitam a fluidez do ar, combatem a poluição atmosférica, protegem do ruído, absorvem a chuva, e são importantes unidades de evapotranspiração com níveis de humidade superiores à média urbana, evitando a criação de pontos de calor na cidade.

A proximidade da sua residência a espaços verdes permite-lhe beneficiar de uma qualidade do ar superior. Dá-lhe também a possibilidade de contacto com o ar livre, ir correr ou passear com a sua família.

Para além das vantagens ambientais, a localização da sua casa perto de um espaço verde valoriza também o valor comercial da sua casa. A qualidade visual a partir das janelas da sua casa é muito superior.